Caros Professores Cursistas,
No próximo encontro, a ser realizado na data de 01/07/2009, solicitamos aos Professores Cursistas a apresentação dos seguintes itens:
- Entrega do memorial:
1. 1 - DEFINIÇÃO DE MEMORIAL: é um gênero textual no qual narra-se a trajetória de quem o escreve.
1. 2 - O que se pede:
O professor cursista deve redigí-lo, buscando as suas referências iniciais sobre leitura e alfabetização, suas memórias sobre o contato com os textos de sua infância:
1. 3 - COMO DESENVOLVÊ-LO:
1. 3. 1 - Educação infantil ao 9º ano:
a) O que seus pais almejavam quando o (a) encaminharam à Escola?
b) Qual foi o primeiro livro que você leu? O que mais chamava a atenção nele?
c) Qual foi a aula mais marcante positivamente? O que ela tinha de especial?
d) Como você percebia a biblioteca de sua escola?
1. 3. 2 - Ensino Médio
a) Descreva o Professor pelo qual você nutria maior afeto / admiração.
b) Que aula / conteúdo você considera ter sido de extrema importância na sua formação?
c) Que aula foi mais marcante positivamente? O que ela tinha de especial?
d) Que leitura marcou seu ensino médio? Por quê?
1. 3. 3 - Universidade / Faculdade
a) Como você se caracteriza frente aos novos conhecimentos presentes no ensino superior?
b) O que foi mais inusitado, no tocante aos professores?
c) E com relação às aulas?
d) Que leitura marcou seu ensino superior? Por quê?
1. 3. 4 - Defina-se como leitor (a) no dia de hoje...
2. Entrega dos relatórios referentes às oficinas já realizadas:
2. 1 - Oficina referente ao 2º encontro - TP 3 - sobre gêneros têxtuais
a) Deve-se escolher uma das seções "Avançando na Prática" incluídas nas Unidades 9 e 10, desenvolvê-la como está sugerida ou promover modificações nas etapas de desenvolvimento em sala de aula;
b) Apresentar um relatório, incluindo ANEXO o produto final, isto é, as produções mais interessantes realizadas pelos alunos;
c) No relatório, é bom citar os aspectos positivos (indíce de participação dos alunos, viabilidade do conteúdo aplicado) e os aspectos negativos (tudo o que dificulta ou não facilita o desenvolvimento da atividade em sala de aula)
2. 2 - Oficina referente ao 3º encontro - TP 3 - sobre gêneros têxtuais
a) Deve-se escolher uma das seções "Avançando na Prática" incluídas nas Unidades 11 e 12, desenvolvê-la como está sugerida ou promover modificações nas etapas de desenvolvimento em sala de aula;
b) Apresentar um relatório, incluindo ANEXO o produto final, isto é, as produções mais interessantes realizadas pelos alunos;
c) No relatório, é bom citar os aspectos positivos (indíce de participação dos alunos, viabilidade do conteúdo aplicado) e os aspectos negativos (tudo o que dificulta ou não facilita o desenvolvimento da atividade em sala de aula)
2. 3 - Oficina referente ao 4º encontro - TP 4 - sobre Leitura e processos de escrita I
a) Deve-se desenvolver o "Avançando na Prática" contida na Unidade 13 do Caderno de Teoria e Prática do TP 4 - Caderno de Teoria e Prática, contido na página 41 - conforme está sugerida ou promover modificações nas etapas de desenvolvimento em sala de aula;
b) Apresentar um relatório, incluindo ANEXO o produto final, isto é, das produções mais interessantes realizadas pelos alunos;
c) No relatório, é bom citar os aspectos positivos (indíce de participação dos alunos, viabilidade do conteúdo aplicado) e os aspectos negativos (tudo o que dificulta ou não facilita o desenvolvimento da atividade em sala de aula)
3. Apresentar o nome do livro cuja leitura será compartilhada com os demais cursistas no 1º encontro a ser realizado no mês de Agosto;
4. Levar Ficha de inscrição preenchida contendo os seus dados como Professor Cursista.
5. Levar para desenvolvimento das atividades:
5. 1 - TP 4 Leitura e processos de escrita I - Caderno de Teoria e Prática
5. 2 - AAA 4 - Leitura e processos de escrita I -Versão do Aluno e do Professor.
5. 3 - Caderno para anotações.
Sem mais para o presente momento,
Prof. Stéfano Couto Monteiro - Professor Formador - GESTAR II - Santa Cruz Cabrália