sexta-feira, 9 de julho de 2010

A Prática de Leitura e Interpretação

A leitura de um texto não é a mera decodificação de sinais gráficos, mas a busca de significações marcadas pelo processo de produção deste texto e também marcadas pelo processo de produção de sua leitura. É comum, a depender de determinada forma de ensino, os alunos se limitarem apenas a decodificação, isto é, à repetição mecânica de um texto, sem desenvolverem a interpretação acerca do conteúdo desse texto.
Para o trabalho com leitura /interpretação, o educador deve ter clareza da função dos textos com os quais trabalha e verificar, inclusive, em que contexto eles podem ou não ser alvos de uma interpretação crítica. De qualquer modo, durante todo o processo escolar, o educador deve incentivar os educandos a ler criticamente o mundo que os cerca, e ir além da apreensão superficial das coisas que integram a realidade humana. Neste sentido, é preciso explicar-lhes que a leitura é muito importante, uma vez que nos possibilita pensar sobre a sociedade em que vivemos e sobre as condições de vida dos homens nessa sociedade.