Sugestões Pedagógicas, demonstrando situações de trabalho com as variantes linguísticas em sala de Aula:
1 - Identificar na sala de aula alguns exemplos que são conduzidos quase que exclusivamente na variedade padrão;
2 - Fazer levantamento de regras de variação presentes nas falas de amigos e familiares, observados nos contextos de interação;
3 - Gravar a si mesmo interagindo com colegas, familiares e professores e identificar posteriormente as regras variáveis no seu repertório;
4 - Gravar dois discursos de 05 minutos cada, sendo o primeiro Planejado e o segundo Não Planejado;
5 - Recolher exemplares de Literatura regional (canção, contos, trovas, poemas, narrativas de experiência pessoal, história de famílias), apreciando-as e identificando as características linguísticas e literárias;
6 - Identficar em dois textos (o primeiro escrito e o segundo, a transcrição fiel de um texto falado) as características formais e funcionais da língua;
7 - Apresentar vídeos e solicitar que os alunos identifiquem traços que caracterizam a variedade local.
Extraídas de "Nós cheguemus na escola, e agora?" - de Stella Maris Bortoni Ricardo